Com uso de IA, Graymatics e Grupo Energia criam inovações para o segmento de energia solar

Consumerinfoline.com

Empresas se uniram para desenvolver ferramentas de IA que vão reduzir o tempo e otimizar, drasticamente, o processo de medição de avanço físico de obras de grande escala no mundo.

SÃO PAULO, 15 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — De acordo com o ranking global da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil é o oitavo país que mais gera energia solar fotovoltaica no mundo desde 2022. Hoje em dia, nossa segunda principal fonte de energia elétrica é a solar. Diante de um cenário tão promissor, o Grupo Energia, protagonista em projetos de energia renovável com 50% do market share nacional de energia solar, uniu forças com à Graymatics, uma das principais empresas de processamento cognitivo multimídia do mundo, com o objetivo de desenvolver algo totalmente inédito para o mercado nacional e, posteriormente, global – a criação de novas ferramentas altamente tecnológicas para o segmento de energia solar que utilizam, inclusive, recursos de inteligência artificial (IA) e drones para otimizar o monitoramento da construção de fazendas solares. 

O desafio do Grupo Energia é gerenciar e medir o avanço de obras de parques solares de 600MW, 900MW, 1.2GW, o que corresponde a áreas de até 6.000 hectares. Ao invés de irem a campo medir o avanço das obras, imagens de alta definição (chamadas ortomosaicos) são geradas por voos de drones com câmeras acopladas, para acompanhamento da construção dessas plantas.

“O desempenho do Grupo Energia demanda um volume cada vez maior de mão de obra alocada e começa a ser cada vez mais inviável de ser desempenhado sem o apoio de ferramentas inteligentes e personalizadas para a nossa atividade – que neste caso trata de todo o controle da construção e da qualidade de implantação de parques solares fotovoltaicos. Nossos parques solares hoje estão ficando de tamanhos absolutamente gigantescos, implantados em áreas de mais de 2 mil hectares. A solução de smart farm da Graymatics que vai permitir gerenciar de forma moderna, eficiente e produtiva em dimensões muito superiores às atuais”, afirma Rubens Brandt, CEO do Grupo Energia.

A Graymatics está treinando parâmetros de data analytics e Inteligência Artificial para contar e mensurar o avanço físico das obras em tempo real, aumentando a precisão e diminuindo consideravelmente o tempo de medição semanal de cada obra. Neste primeiro contrato, serão criados 15 analíticos para identificação e contagem de itens instalados nas plantas em construção, como buracos, estacas, estruturas metálicas, painéis solares, valas, cabeamento, entre outros. 

Mesmo na fase de testes, os analíticos da Graymatics vão rodar acima de 85% de precisão. Em fase operativa, normalmente atuam acima de 92%. Para Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics, este é um projeto verdadeiramente inovador. 

“Não há cases similares no mundo. Pelo ineditismo, esse projeto para o Grupo Energia está sendo desenvolvido pela nossa matriz, em Singapura. Esta é mais uma oportunidade de mostrar ao mercado brasileiro, principalmente de infraestrutura, energia, indústria e agro, que somos versáteis na entrega de analíticos com alto nível de precisão em diferentes segmentos, sejam para análise de imagens, fotos, ou por vídeo em CFTV”, afirma o executivo. 

Atualmente, a Graymatics e o Grupo Energia têm um contrato de exclusividade no Brasil, pelos próximos dois anos, no mercado de geração de energia solar. Em outras frentes, a Graymatics avalia projetos em segmentos como construção civil pesada, indústria, agroindústria e também em smart cities.

Sobre o Grupo Energia

Holding brasileira criada em 2004, com participação societária nas empresas Energia Consult, Gensolaris e Energia Participações, é uma das líderes na prestação de serviços para os segmentos de geração e de transmissão energia no Brasil e possui destacado desempenho no mercado internacional. Conta com equipes altamente capacitadas e um diversificado portfólio de estudos e projetos realizados em centrais hidrelétricas (PCHs e UHEs), parques eólicos, usinas fotovoltaicas, usinas a biomassa, linhas de transmissão, subestações e projetos de geração distribuída.

Sobre a Graymatics

A Graymatics é uma empresa líder em processamento de multimídia cognitiva. Por meio das melhores e mais completas tecnologias de IA, extrai insights aprofundados e permite soluções a partir da base instalada de câmeras CCTV. Fundada no Vale do Silício, com sede em Singapura, Graymatics está presente em 15 países, incluindo EUA, Reino Unido, Índia e Chile. Fornece soluções baseadas em IA por vídeo para vários setores, incluindo segurança e vigilância, transporte inteligente, marketing digital, comércio eletrônico, telecomunicações e Internet das Coisas. Sua cartela de clientes é composta por grandes fábricas de infraestrutura, manufatura e setor público, dentre eles Development Bank of Singapore, Fujitsu, Samsung, Hitachi, LG, Dentsu, Flipkart e Globe. 

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2212232/1.jpg

FONTE Graymatics

rt

SOURCE Graymatics